sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Teoria Psicanalítica de Wilhelm Reich

Marcos Spagnuolo Souza



1 Biografia

Nasceu em 24 de março de 1896 em uma pequena aldeia no noroeste da Ucrânia em uma família abastada de proprietários judeus.

Desde cedo, vivendo na fazenda e em contacto directo com a natureza, se interessou pelos fenómenos e funções naturais. Na sua autobiografia de juventude conta que aos quatro anos já sabia o essencial sobre a sexualidade animal e humana. Aos onze anos e meio teve a sua primeira cópula, com a cozinheira da casa, que lhe ensinou os movimentos de vaivém do coito. A partir de então, diz ele, teve relações sexuais quase diárias durante anos.

No ano de 1909 a sua mãe, devido as frequentes viagens e ausências do marido, foi seduzida pelo preceptor dos filhos. À noite, o jovem Wilhelm espiava os amantes, chegando mesmo a sentir desejo pela própria mãe. No início de 1910 o seu pai descobriu a traição de sua mãe com o testemunho de Reich. O pai de Reich passou a atormentar e a humilhar impiedosa e diariamente a sua mulher, de tal forma que ela acabou por se suicidar no dia 29 de setembro de 1919.

Em 1918, com o final da guerra, ansioso de aprender rapidamente uma profissão que lhe permitisse subsistir, ingressou no curso de Direito, o mais breve de todos, mas depressa se aborreceu e logo se transferiu para a Faculdade de Medicina. Sobrevivia fazendo trabalhos para os seus colegas. Formou em 1922 e inicia seus trabalhos com o tratamento de pacientes com distúrbios mentais, na Universidade Neurológica e Psiquiátrica, junto a Paul Schilder. Em 1924, faz sua pós-graduação, sendo membro integrante da sociedade psicanalítica de Viena, até 1930. Foi um discipulo dissidente de Sigmund Freud.

Foi casado com a sua paciente Annie Reich (que se tornaria psicanalista), de quem se divorciou em 1932, e de quem teve duas filhas. Viveu mais tarde com a bailarina Elsa Lindenberg, de quem se separaria ao partir para os Estados Unidos da América. Casou com sua assistente com quem teve um filho e mais tarde divorcia-se passando a ter ligações com a bióloga e sua colaboradora, Aurora Karrer, sua última companheira.

Nos Estados Unidos cria um instituto para o estudo do "orgone universal", que utiliza nos tratamentos de cancer. Em 1954 passa a ser investigado pela (Federal Food and Drug Administration), que lhe rende um processo e posterior aprisionamento. Encarcerado no dia 12 de março de 1957, morre de ataque cardíaco em 3 de novembro.

Onde quer que fosse, Reich era tratado como louco, e suas idéias como pura mistificação. Alguns de seus seguidores atribuem a prisão, bem como as anteriores perseguições, a uma eventual conspiração da sociedade freudiana.

2 Teorização

Self: núcleo saudável de cada indivíduo. A maioria das pessoas não está em contato com o Self por causa da couraça física e das defesas psicológicas.

Caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. Inclui atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo).

O caráter se forma como uma defesa contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o conseqüente medo da punição. A defesa contra o medo faz surgir nas pessoas o caráter.

As defesas da pessoa se tornam cronicamente ativas e automáticas e evoluem para traçar o caráter.

O caráter inclui a soma total de todas as forças defensivas repressoras organizadas de forma mais ou menos coerente. As defesas de caráter são particularmente efetivas e, além disso, difíceis de erradicarem pelo fato de serem bem racionalizadas pelo indivíduo e experimentadas como parte de seu próprio conceito de vida.



Cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente. O caráter do indivíduo é expresso corporalmente sob a forma de rigidez muscular ou couraça muscular.

A couraça física e a psicológica são essencialmente a mesma coisa.

O caráter impede a plena manifestação do self. O self somente se manifesta quando a couraça é dissolvida e torna-se plenamente consciente do corpo. Enquanto há a presença de bloqueios, o fluxo de energia e a consciência são restritos, e a autopercepção é bastante diminuída e distorcida.

O caráter resiste à análise.

Crescimento é o processo de dissolução da nossa couraça psicológica e física, tornando-nos, gradualmente, seres humanos mais livres, abertos e capazes de gozar um orgasmo pleno e satisfatório.

A meta da terapia deveria ser a libertação dos bloqueios do corpo e a obtenção de plena capacidade para o orgasmo sexual, o qual está bloqueado na maioria dos homens e das mulheres.

Tratar os pacientes pela interpretação da natureza e função de seu caráter, ao invés de analisar seus sintomas.

3 Energia Orgônica:

Livre de massa; não tem inércia nem peso.

Está presente em qualquer parte, inclusive no vácuo.

É sempre ativa, estando sempre em movimento.

Altas concentrações de energia orgônica atraem a energia orgônica de ambientes menos concentrados.

A energia orgônica é responsável pelo todo processo de transformação e criação.

Energia orgônica flui naturalmente por todo o corpo, de cima a baixo, paralela à espinha.

As couraças são nódulos onde a energia orgônica está bloqueada.

A couraça restringe o livre fluxo de energia como a livre expressão de emoções do indivíduo.

Terapia consiste em dissolver cada segmento da couraça, começando pelos olhos e terminando na pelves. Cada segmento é uma unidade mais ou menos independente com a qual se precisa lidar separadamente.

4 Couraças Somáticas

Olhos: a couraça dos olhos é expressa por uma expressão "vazia" dos olhos, que nos vêem por detrás de uma rígida máscara. Quem nos olha não é o “eu” e sim a máscara. A couraça é dissolvida fazendo-se com que os pacientes abram bem seus olhos, como se estivessem com medo, encorajando o movimento livre dos olhos, fazer movimentos circulares com os olhos e olhar de lado a lado.

Boca: inclui os músculos do queixo, garganta e a parte de trás da cabeça. A pessoa não consegue chorar, rir, gritar, fazer caretas e sugar. A couraça pode ser solta encorajando-se o paciente a chorar, a produzir sons que mobilizem os lábios, a morder e a vomitar e trabalhando diretamente com massagens com os músculos envolvidos.

Pescoço: inclui os músculos profundos do pescoço e a língua. A pessoa não fala, não demonstra raiva e não chora. Tratamento: gritar, berrar e vomitar são os meios importantes para soltar este segmento.

Tórax: músculos longos do tórax, os músculos dos ombros e da omoplata, toda a caixa torácica, as mãos e os braços. O paciente não demonstra alegria e nem tristeza, não possui desejos e sente falta de ar. A couraça pode ser solta através do trabalho com respiração, especialmente o desenvolvimento da expiração completa. Bater os braços, bater palma, rasgar objetos, triturar objetos e procurar soltar todos os desejos sufocados.

Diafragma: diafragma, estômago, plexo solar, vários órgãos internos e músculos ao longo das vértebras torácicas baixas. Paciente com curvatura da espinha para frente, de modo que há um espaço considerável entre a parte de baixo das costas do paciente e o colchão. Sente dificuldade de expirar. Raiva extremada incubada. Trabalhar repetidamente a expiração e inspiração.

Abdômen: inclui os músculos abdominais longos e os músculos das costas que estão rígidos. Inibição do rancor. Expressões corporais com total liberdade. A

Pelve: os músculos da pelve e membros inferiores. Quanto mais intensa a couraça, mais a pelve é puxada para trás. Os músculos são tesos e doloridos, e a pessoa não possui desejo sexual. Inibição das ansiedades, raiva e o prazer. Ansiedade e a raiva resultam das inibições das sensações de prazer sexual. Trabalhar a sexualidade da pessoa.

5 Atividades Compatíveis Para Encouraçados

Mecanicismo: os mecanicistas são tão bem encouraçados que não têm idéia real de seus próprios processos de vida ou de sua natureza interna. Eles têm um medo básico de emoções profundas, vivacidade e espontaneidade. Eles tendem a desenvolver um conceito rígido e mecânico da natureza e estão primariamente interessados nos objetos externos e nas ciências naturais. Comentando sua idéia, achava que pelo fato de uma máquina ter que ser perfeita, por conseguinte, o pensamento e as ações do homem da ciência também teriam que ser perfeitos. Perfeccionismo é uma característica essencial do pensamento mecanicista. Ele não tolera erros e incertezas, e as situações de mudança são inoportunas. Mas este princípio, quando aplicado a processos da natureza, inevitavelmente conduz à confusão, pois a natureza não opera mecanicamente, mas funcionalmente.

Misticismo Maniqueísta: ascetas e anti-sexuais rejeitando sua própria natureza física e buscando a perda do contato com o corpo.

6 A Função do Orgasmo

A meta da terapia deveria ser a libertação dos bloqueios do corpo e a obtenção de plena capacidade para o orgasmo sexual, o qual sentia estar bloqueado na maioria dos homens e das mulheres.

Existência de uma substância energética que ele denominou de orgônio cósmico ou fluido cósmico universal e que os efeitos da respiração no ato sexual sobre o indivíduo faria o orgônio circular harmonizando todo o aspecto somático.

7 Técnicas para dissolver a couraça:

Armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda;

Oferecer condições ao paciente para liberar todas as suas emoções encouraçadas.

Trabalhar no relaxamento da couraça muscular atacando diretamente os músculos cronicamente tensos por meio de massagens localizadas a fim de soltá-los. Trabalhar diretamente com as mãos sobre os músculos tensos a fim de soltar ás emoções presos a eles.

Desenvolver uma livre expressão de sentimentos sexuais e emocionais dentro do relacionamento. Levar as pessoas a vivenciarem com plenitude o orgasmo, o clímax da atividade sexual. Entrega total à experiência sexual em oposição aos movimentos forçados ou até violentos dos indivíduos encouraçados.

Libertação de emoções (prazer, raiva, ansiedade) através do trabalho com o corpo.

Analisar em detalhes a postura de seus pacientes e seus hábitos físicos mostrando que os bloqueios aos sentimentos vitais provocam perturbações em diferentes partes do corpo.

Tornar os pacientes mais conscientes de seus traços de caráter imitando com freqüência suas características, gestos ou posturas, ou fazer com que os pacientes repitam ou exagerem as suas facetas habituais de comportamento, por exemplo: um sorriso nervoso.

Trabalhar a autoregulação dando espaço para que o paciente possa refletir livremente a energia que movimento o seu corpo. Agir em termos de suas próprias inclinações e sentimentos internos, ao invés de seguirem algum código externo ou ordens pré-estabelecidas por outros.

8 Obstáculos ao Crescimento Couraça

Desenvolver plena atividade sexual.

Identificar com a natureza e com tudo que o rodeia, assim passa a sentir vivo novamente antes de ser esmagado pela educação.

Deixar o trabalho que é executado de forma mecânica e procurar um emprego que preenche suas necessidades e desejos interiores.

Expressar suas emoções biológicas primitivas, vivenciar o prazer da vida, berrar quando tem vontade e chorar também quando possui vontade. Exprimir suas emoções de agrado.



9 O Terapeuta

Terapeuta: é uma pessoa sem couraça para poder trabalhar a clinica. O terapeuta deve ter superado todos os medos de sons sexuais abertamente emitidos e do "ondular orgástico". Nenhum terapeuta deve tentar tratar pacientes que tenham problemas que ele não foi capaz de solucionar em si mesmo, e nem deveria esperar que um paciente faça coisas que ele não pode fazer e que não foi capaz de fazer.

O pré-requisito indispensável em qualquer método usado pelo terapeuta para libertar as emoções contidas na musculatura é que ele esteja em contato com suas próprias sensações e que seja capaz de empatizar completamente com o paciente e de sentir em seu próprio corpo o efeito das constrições particulares da energia do paciente.

10 Comentários Dispersos



Indivíduos criados numa atmosfera que nega a vida e o sexo desenvolvem um medo do prazer, o qual é representado por sua Couraça Muscular. Essa Couraça do Caráter é à base do isolamento, da indigência, do desejo de autoridade, do medo da responsabilidade, do anseio místico, da miséria sexual e da revolta neurótica, assim como de uma condescendência patológica.

Repressão Social e Cultural dos Instintos: esta é a maior fonte de neuroses e ocorrem durante a primeira infância, puberdade e idade adulta. Os bebês e as crianças pequenas são confrontados com uma atmosfera familiar neurótica, autoritária e repressora do ponto de vista sexual. Durante a puberdade, os jovens são impedidos de atingir uma vida sexual real e a masturbação é proibida. Na idade adulta, a maioria das pessoas se vê envolvida na armadilha de um casamento compulsivo, para o qual estão sexualmente despreparadas.

Não podemos separar intelecto, emoção e corpo. O intelecto possui uma carga afetiva tão forte quanto qualquer emoção. O desenvolvimento completo do intelecto requer o desenvolvimento de uma verdadeira genitalidade, no entanto, a primazia do intelecto pressupõe uma disciplinada economia de libido (desejo sexual).

Tudo o que você precisa fazer é continuar o que tem feito: lavrar seu campo, manejar seu martelo, examinar seus pacientes, levar suas crianças à escola ou ao parque de diversões, falar sobre os fatos do dia, penetrar sempre mais profundamente nos segredos da natureza. Todas essas coisas você já faz. Mas você pensa que nenhuma delas tem importância. Tudo o que você tem a fazer é continuar o que você sempre fez e sempre quis fazer.

A vida distorcida por indivíduos encouraçados acarreta o desastre final a toda a humanidade e das suas instituições.

Referências

ALBERTINE, Paulo. Reich: história das idéias e formulações para a educação. São Paulo: Ágora, 1994.

BOADELLA, David. Nos caminhos de Reich, São Paulo: Summus, 1985

REICH, Ilse. Wilhelm Reich: una biografia personal. Buenos Aires: Granica, 1972.

RECH, Wihelm. Paixão e Juventude: uma autobiografia. São Paulo: Brasiliense, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário